Sobre mim

A minha paixão pela Nutrição surgiu aos 16 anos, ao ter assistido às dificuldades de uma amiga que mergulhou no pesadelo da Anorexia Nervosa. Decidi que queria ajudar todas as pessoas que me fosse possível, que sofressem de algum tipo de distúrbio alimentar, como a anorexia, obesidade, bulimia, compulsividade alimentar. 

 

No entanto, ao longo da minha licenciatura em Ciências da Nutrição pelo ISCS Egas Moniz, percebi que havia mais na Nutrição para além destas doenças do comportamento alimentar. Percebi que os alimentos não nos fazem apenas engordar ou emagrecer, e que por isso contar calorias não poderia ser a resposta para todas as pessoas. Percebi que os nutrientes e os compostos bioactivos têm um impacto metabólico no nosso organismo, e que só conhecendo esse impacto de forma aprofundada eu poderia ajudar fosse quem fosse. 

Assim, depois de terminar a licenciatura em 2011, continuei a fazer vários cursos de actualização profissional, nomeadamente na área da nutrição oncológica, doenças reumatológicas e autoimunes, nutrigenómica e nutrigenética, intestino e microbiota intestinal, interpretação de análises clínicas e regulação hormonal.

Aprendi a ver a Nutrição como a ponte de ligação entre as várias especialidades da Medicina Convencional. É a base de tudo, é a base da nossa saúde, é a base da nossa vida. 

Realizei em 2014 o meu Mestrado em Nutrição Clínica também pela Egas Moniz. A minha tese teve como objectivo avaliar o impacto de uma dieta pobre em amido na repercurssão funcional, actividade e qualidade de vida de doentes de Espondilite Anquilosante, a qual teve resultados incriveis e que me motivaram a continuar a estudar o impacto da nutrição na inflamação. Fiz uma Pós-Graduação em Patologia Molecular no mesmo instituto, em 2015. No mesmo ano fui a Londres fazer o curso "Applying Functional Medicine in Clinical Practice" (AFMCP), pelo Instituto de Medicina Funcional (Institute for Functional Medicine - IFM, dos EUA). Tornei-me membro do IFM.

Sou actualmente Doutoranda em Nutrição Clínica, pela FCNAUP, sendo o meu tema de estudo relacionado com o impacto de uma alimentação pobre em compostos inflamatórios nos doentes de Fibromialgia.

Tive a oportunidade de ser formadora no módulo de Nutrição Funcional da Pós-Graduação em Terapia Ortomolecular, na CESPU, de 2015 a 2018. 

 

Sou actualmente docente convidada no Mestrado de Nutrição Clínica da Egas Moniz, no módulo de Gastrotecnia Aplicada à Prática Clínica.

Dou consultas em Lisboa, Oeiras e Coruche, e continuo a estudar, todos os dias.

Não consigo olhar para a Nutrição e para os alimentos de outra forma. Faço questão de ensinar, nas minhas consultas, tudo o que sei, e de explicar o melhor que consigo o impacto de cada alimento que sugiro, de cada proposta que faço, porque acredito que só desta forma poderá haver uma mudança real e consciente de comportamentos alimentares. Converso e negoceio cada hipótese, e é sempre possível encontrar uma solução que agrade a ambas as partes, a mim e a si.

Procuro a saúde antes da doença, no sentido de permitir a prevenção, sempre que possível, neste Mundo já tão cheio de agentes inflamatórios.

Procuro a vida, procuro a felicidade!

  • Facebook - Black Circle
  • Black Instagram Icon
  • Pinterest - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle